Cloud Solutions Architect

Atualização MySQL 5.7 no RDS da AWS.

No dia 1º de setembro de 2023, a AWS lançou o Amazon RDS Extended Support. E a partir de 1ª de março de 2024 isso irá gerar custos extras se você ainda usa MySQL no RDS versão 5.7.

Após ouvir o feedback dos clientes, a AWS constatou que os clientes desejam ser automaticamente inscritos no Amazon RDS Extended Support para garantir a disponibilidade de seus bancos de dados.

Com isso, a AWS alterou a experiência para focar na disponibilidade, o que significa que a AWS automaticamente inscreverá todas as instâncias de banco de dados MySQL 5.7 no Amazon RDS Extended Support em 29 de fevereiro de 2024. Você não precisa usar o console da AWS ou APIs para optar pelo Amazon RDS Extended Support por conta própria.

Problema disso? Custo!

A partir de 1º de março de 2024, o Amazon RDS Extended Support será aplicado a todas as instâncias de banco de dados Amazon RDS para MySQL 5.7 que ainda estiverem em execução. As taxas de suporte estendido do Amazon RDS serão encerradas quando você atualizar sua instância de banco de dados para o MySQL 8.0. Para você evitar as taxas de suporte estendido do Amazon RDS atualizando para o MySQL 8.0 antes de 1º de março de 2024.

Quais serão os custos?

O preço do RDS Extended Support depende da versão do MySQL, região e dos anos desde o vencimento do suporte padrão para essa versão.

Por exemplo: Se você executar uma instância de DB no RDS para MySQL 5.7, esta versão alcançará o fim do suporte padrão em 29 de fevereiro de 2024. Se estiver implantado na região US East (Ohio), será cobrado $0,100 por vCPU-hr.

Exemplo:

Segue link para o preço em outras regiões - Saiba mais

Como atualizar?

  1. Faça login no Console de Gerenciamento da AWS e acesse o console do Amazon RDS em https://console.aws.amazon.com/rds/.

  2. No painel de navegação, selecione “Bancos de dados” e, em seguida, escolha a instância de banco de dados que você deseja atualizar.

  3. Escolha “Modificar”. Isso abrirá a página de Modificar instância de banco de dados.

  4. Na opção “Versão do mecanismo de banco de dados”, selecione a nova versão desejada.

  5. Clique em “Continuar” e revise o resumo das modificações.

  6. Para aplicar as mudanças imediatamente, selecione “Aplicar imediatamente”. Note que essa opção pode causar tempo de inatividade em alguns casos. Para mais detalhes, consulte as diretrizes sobre o uso da configuração “Aplicar imediatamente”.

  7. Na página de confirmação, revise cuidadosamente suas alterações. Se estiver tudo correto, clique em “Modificar instância de banco de dados” para aplicar e salvar suas modificações.

  8. Realize uma verificação para garantir que os “Grupos de Parâmetros de Instância de Banco de Dados” e os “Grupos de Opções” estejam alinhados com as necessidades do seu ambiente. Caso não estejam, é recomendado criar eles antes da atualização, para que na atualização você possa selecionalos para uso.

  9. Pegue uma bebida e aguarde, a atualização dependendo da potência e do tamanho do storage de sua instância, pode demorar cerca de 1 hora.

  • Documentação da AWS sobre atualização do RDS - Saiba mais
  • Documentação da AWS sobre “Trabalhar com grupos de parâmetros” no RDS - Saiba mais
  • Documentação da AWS sobre “Trabalhar com grupos de opções” no RDS - Saiba mais
  • Vídeo do canal “Cloud Treinamentos” onde mostra uma atualização do MySQL RDS 5.7 para o MySQL RDS 8.0 - Saiba mais

Observações:

  • Post traduzido do artigo escrito por Ali Tariq do Paquistão, segue link do artigo original - Saiba mais
  • Existe um vídeo do “Cloud Treinamentos” que mostra uma atualização do MySQL RDS 5.7 para o MySQL RDS 8 - Saiba mais
  • Post foi criado com ajuda de uma IA - ChatGPT GPT-3 - Saiba mais